Família Coelho de Mendonça: Biografia de Manoel Coelho Mendonça ( nenê)

Família Coelho de Mendonça

Caminhando de Andradas à Poços de Caldas... A história da família Mendonça.


Biografia de Manoel Coelho Mendonça ( nenê)



Manoel Coelho Mendonça, nasceu 16-03-1917 na fazenda de seu pai, no Córrego do Ouro município de Caracol, hoje Andradas.Foi seu padrinho Alfredo José Coelho e madrinha Maria Inês Coelho. Manoel morou na fazenda até a idade de 15 anos, veio com seu pai para o ponto da Cascata, marco divisório. Onde trabalhou na lavagem do zircônio
Manoel conheceu Clair Corrêa, natural de São João da Boa Vista, filha de Adelina Corrêa quando trabalhava na mineração do zircônio, Seu casamento ocorreu no dia 24-07-1937 , em São João da Boa Vista, desde casamento tiveram dois filhos David Corrêa Mendonça, natural de Poços de Caldas 24-6-1938 e Rubens Corrêa Mendonça, natural de Águas da Prata 03-10-1940
Manoel foi trabalhar em uma olaria na cidade de Águas da Prata, depois na prefeitura desta cidade como serviços gerais , logo passou a ajudante de caminhão, onde carregava pedras e água para lavar as ruas. Não tirou carteira de motorista pois não tinha dinheiro.
Veio morar na fazenda chiqueirão, e trabalhar na exploração do bauxita, com o seu cunhado Antonio Frizzo ( Nico)casado com Maria Mendonça, na montagem da bauxita
C.B.A Ali trabalharam Manoel Coelho Mendonça e Antonio Mendonça. No dia 23-04-1943, Clair Corrêa veio a falecer com a idade de 23 anos. Com a ajuda do Dr. Miguel Carvalho Dias que era dono das terras da estação da bauxita. e prefeito de Poços de Caldas, Manoel arrumou serviço no palace hotel onde veio trabalhar como porteiro. depois de um tempo já fiscal de cozinha no palace arrumou para o seu pai serviço na portaria do palace.
Manoel e seu irmão Alziro, que fazia bico como garçon,trabalhando no palace foram designados para irem trabalhar na inauguração de um hotel em Araxá , pois iria estar presente o presidente da república o sr. Getulio Vargas. Ficaram um mês em Araxá. Em Araxá Alziro começou a namorar Silvia que era enteada de um garçom.
Retornando a Poços de Caldas Manoel e Alziro ficaram desempregados.
Certo dia um senhor denominado Branco , vindo do Rio de Janeiro que era funcionário da Ligth, estava procurando eletricista para trabalhar na expansão da linha elétrica, iria unir as linhas de São Paulo ao Rio de Janeiro. Este homem ( sr. Branco) convidou Mario Togni , o qual havia retornado da guerra, como Manoel e Alziro estavam desempregados e Alziro havia voltado do Rio de Janeiro onde havia servido o exercito. os dois aceitaram o convite de Mario Togni para ir trabalhar. Só que os dois não entendiam nada de eletricidade. Foram de trem , chegando na Ligth que ficava no alto da serra em Barra do Piraí, logo na chegada havia cinco ( 5) caixões , pois havia morrido 5 trabalhadores num desabamento. Mario Togni , disse que não ficava pois havia visto muita gente morta na guerra.
Mario Togni retornou a Poços de Caldas. no dia 28 de maio de 1947 Manoel e Alziro fizeram exames médicos e ficarão pois não tinham dinheiro e nem serviço em Poços de Caldas. Manoel e Alziro trabalharam um ano , o salário era muito bom
Manoel mandava o dinheiro para o seu pai , pois tinha o David e o Rubens , Alziro mandava menos dinheiro.
De volta a Poços de Caldas Manoel foi trabalhar com o seu cunhado Jurandir Borinato como ajudante de caminhão. Tirou a carteira de motorista em 22-01-1948 e foi trabalhar na Companhia Mogiana de Transporte ( CMT) em Ituiutaba , Mg. Saindo da CMT, retornou a Poços de Caldas. Começou a trabalhar como motorista do engenheiro no Departamento de Estrada de Rodagem ( DER) em 5 de abril de 1949.
Conheceu Luiza Eneida Balsani, natural de Campinas nascida no dia 24 -09 – 1929, filha de Ângelo Balsani e Maria Miranda Balsani.Casaram se no dia 11 de julho de 1951. Desse casamento deve dois filhos, José Carlos Barsani de Mendonça 17 – 03 – 1952 e Luisa Elena Barsani de Mendonça 14 – 06 – 1953 . Saiu do DER no dia 01-09-1952 e foi trabalhar em São Paulo na Lusitânia ( Transporte de mudanças) e trabalhou com o seu irmão Alziro nas festas que o Buffet de João Freire, promovia em aniversários, casamentos, inaugurações, festas natalinas etc.
Retornando a Poços de Caldas e voltou a trabalhar no mesmo cargo na DER, como motorista do engenheiro chefe Dr. Wilson Torres, no dia 25 -07- 1953. Aposentou por tempo serviço no Departamento de Estrada de Rodagem ( DER) no dia 18-07-1972 .
Depois de aposentado Manoel continuou trabalhando de motorista.
ESPA – Engenharia de solos e pavimentos admissão 2 de outubro de 1972 saída 30 de maio de 1975
Poços Diesel 16 de março de 1976 admissão saída 31 de março de 1982.
Em 31 de março de 1882 Manoel Coelho Mendonça aposentou por idade aos 65 anos.
Manoel Coelho de Mendonça faleceu no dia 1 de julho de 2012 aos 95 anos.

Relato de Manoel Coelho Mendonça

0 Responses to “Biografia de Manoel Coelho Mendonça ( nenê)”

Enviar um comentário



© 2006 Família Coelho de Mendonça | Blogger Templates by GeckoandFly.
No part of the content or the blog may be reproduced without prior written permission.
Learn how to make money online | First Aid and Health Information at Medical Health


Contador de visitas